Viver em Sociedade

Sociedade é um grupo de indivíduos, que vive num mesmo território, sob as mesmas regras, normas e leis, compartilhando valores e crenças.

É em sociedade, que o homem se relaciona uns com os outros.

A vida social faz parte da lei natural, uma vez que Deus […] fez o homem para viver em sociedade. Não lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação. O isolamento é contrário à lei da Natureza, […] pois que por instinto os homens buscam a sociedade e todos devem concorrer para o progresso, auxiliando-se mutuamente.

A própria vida perde o sentido se nos isolarmos das criaturas. No decorrer de nossas vidas, vamos desenvolvendo uma série de habilidades para nos relacionar com o mundo que nos cerca. Dessa maneira formamos o nosso jeito de ser, nos desenvolvemos intelectualmente e aprendemos a viver com outras pessoas, das quais necessitamos para concretizar nossos projetos.

A sociedade é, pois, a flor do aprimoramento humano. No entanto, essa sociedade não pode existir sem o lar, ou seja, A família é o primeiro grupo do qual cada um de nós participa. Depois, vem a escola, o trabalho.

Desde o nosso nascimento, várias pessoas passam a fazer parte de nossas vidas e com elas vamos desenvolvendo muitos tipos de relações.

E para aprender a viver bem com os outros, necessário se faz que nos eduquemos em todos os sentidos, que nos aprimoremos em todas as virtudes. Se queres paz em teu lar, começa a respeitar os direitos dos que convivem contigo. Se romperes a linha divisória dos direitos alheios, afrontarás a tua própria paz.

Conviver com os outros é, realmente, uma grande ciência, é a ciência da vida. Fomos feitos para viver em sociedade. Se recusarmos, atrofiamo-nos e disso temos provas observando as plantas que frutificam mais em conjunto; as pedras, que dão mais segurança quando amontoadas, e os animais, que sempre andam em convivência. Tudo se une para a maior grandeza da criação.

É importante que ampliemos a nossa visão a respeito da vida no planeta Terra, entendendo que a vida é uma grande realização de solidariedade humana. Assim, a existência terrestre […] é uma escola, um meio de educação e de aperfeiçoamento pelo trabalho, pelo estudo e pelo sofrimento. Sendo assim, homem […] nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas umas às outras se completam, para lhe assegurarem o bem-estar e o progresso. Por isso é que, precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não isolados.

Fonte:
http://democratizandoosaber.blogspot.com/2011/06/o-que-e-viver-em-sociedade.html
Como viver com os outros – Lacellin – Maio/2016 – Disponivel em http://www.centronocaminhodaluz.com.br/index.php/artigo13020/
ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Tomo II – Módulo XII – Lei de Sociedade e Lei do Trabalho – Roteiro 1

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *