O Poder das palavras

Haroldo Dutra Dias

Os pensamentos se manifestam através das palavras que dizemos.  As palavras são carregadas de energia, das vibrações das emoções e pensamentos que as originam. Por isso a espiritualidade nos ensina que devemos cuidar bem do que falamos.

 Os pensamentos criam os campos de força, energias invisíveis ao nosso redor, e as palavras são a materialização desses pensamentos, como se fossem sementes carregadas de poder, a se lançarem de nossas bocas.

É pela palavra, falada e escrita, que a sociedade vai perpetuando a sua realidade. O pensamento cria, a palavra potencializa. E a materialização começa a acontecer.

Assim, se o poder das palavras for utilizado para pessimismo, dúvida, críticas e julgamentos, as palavras atrairão por sintonia energias semelhantes de enfermidades, sombras e desafetos, que terminarão por nos tornar infelizes, angustiados e uma porção de doenças espirituais vão se concretizando em nosso corpo físico.

As palavras têm o poder da intenção. Com uma palavra bem colocada, com o objetivo de auxiliar, de construir, podemos elevar o sentimento e o pensamento daqueles ao nosso redor e assim usar o poder das palavras para o bem.

Do mesmo modo, com palavras sarcásticas, cruéis, maldosas, ditas dissimulada ou diretamente, com a intenção de provocar ou machucar, podemos causar dor e sofrimento em nossos semelhantes; podemos gerar maledicência, e criar, como micróbios em redor de carne putrefata, germes espirituais de corrosão, destruição.

Com uma palavra podemos influenciar para o bem ou para o mal. Podemos criar um paraíso ao nosso redor, ou o inferno. Sendo que o que quer que emanemos para os outros, criaremos em primeiro lugar para nós mesmos.

Outra coisa importante é o tom da voz, as palavras utilizadas e os gestos que as acompanham são determinantes para que uma mensagem seja poderosa e bem recebida pelo outro; do contrário, ela pode se tornar foco de discussão e desgostos.

Tentemos, sempre, purificar os nossos sentimentos e controlar os pensamentos. A oração, a meditação, a leitura edificante, o estudo metódico das coisas do espírito, são algumas maneiras de controlar o padrão de pensamentos. Quando isso não for suficiente, guardemos nossas mazelas conosco, não sejamos instrumentos do Mal, espalhando aos outros o que não presta. É compreensível que não controlemos sempre o que se passa em nossas cabeças, mas manter a boca fechada não é tão difícil…

Fonte:
http://www.espiritoimortal.com.br/o-poder-da-palavra-numa-otica-espirita/
https://pt.aleteia.org/2014/03/01/o-poder-das-palavras-e-seu-impacto-nas-relacoes/
https://vivaluz.com.br/blog/o-poder-das-palavras-pensou/
https://tvmundomaior.com.br/acao-e-reacao-o-poder-das-palavras-na-doutrina-espirita/

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *