Gratidão

A gratidão é uma virtude moral que transcende a simples retribuição por bons modos expressos em regras de conduta social.

Já a ingratidão, é uma doença da alma que denota o atraso moral em que nos encontramos. É Filha do egoísmo, é causa de muitas frustrações e decepções para os corações humanos

Qualquer coisa pode ser razão para agradecer ou reclamar, o que fará diferença será a nossa escolha. A gente costuma reclamar de tudo. Então, vamos fazer o contrário? Agradeçamos por tudo, pois quando tudo está bem, tendemos a nos esquecer do agradecimento.

Joanna de Ângelis, a guia do médium Divaldo Franco, alerta que a “reclamação é perda de tempo”.Realmente, quem reclama está perdendo a oportunidade de agradecer, de fazer algo útil na existência. Aquele momento de reclamação não nos leva a resultado efetivo, então, poderia ser absolutamente dispensado sem que fizesse falta alguma.

A insatisfação gera sentimentos negativos que atrapalham o nosso caminhar. Nunca estar satisfeito, agradecido com o que se é ou com o que possui acaba produzindo sintonia com energias inferiores e negativas.

A vida oferece muitos motivos para agradecer, quem é grato se torna uma pessoa melhor, que atrai o há de melhor. A gratidão faz bem a saúde, é sintonia plena com o plano superior da vida, nos torna felizes e positivos.

Aquele que reconhece o bem recebido de outrem demonstra humildade e bondade de coração. Toda vez que sinceramente agradecemos um benefício prestado por alguém crescemos em virtude. A gratidão pode ser expressa por uma simples prece, que repercutirá em prol do benfeitor e de nós próprios.

Lembre-se: ao fazer o bem, não devemos esperar receber nada em troca e Se alguém retribui com ingratidão o bem que lhe fizemos, lembremo-nos de que é sempre melhor receber do que exercê-la em relação ao próximo.

A gratidão é um dos caminhos que nos levam a Deus. Entre a gratidão e a ingratidão, fiquemos com a primeira, que é aquela que nos garante a paz, a harmonia e a afeição dos companheiros de jornada evolutiva

Fonte:

OLIVEIRA, Fernanda; Gratidão na visão espírita, Fev-2019. Disponível em <https://radioboanova.com.br/evangelho_e_reforma/gratidao-na-visao-espirita/>

TORCHI, Cristiano; Entre a gratidão e a ingratidão; Reformador; Junho de 2012. Pgs 5-7.

GRATIDÃO: um novo olhar sobre a vida. Disponivel em < https://www.febnet.org.br/blog/geral/gratidao-um-novo-olhar-sobre-a-vida-2/>

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *