Histórico

Histórico do Centro Espírita Nosso Lar

A construção de um Centro Espírita, assim como de qualquer lugar onde se faça o Bem, inicia-se muito antes mesmo da reencarnação daqueles que hão de nele atuar.

No ano de 1988 o Sr. Jânio José Seccon e a Sra. Ivoní Salete Pozza, moradores de Fraiburgo, fizeram-se presentes na Sociedade Espírita “Jesus de Nazaré”, na cidade vizinha de Caçador. Após o estudo da noite, em conversa informal, surgia a idéia de formar-se um grupo de estudos sobre o Espiritismo em Fraiburgo.

A idéia amadureceu e a partir de convites a diversas pessoas realizou-se a primeira reunião no dia 05 de agosto de 1988, na residência do Sr. Jânio. Nesta ocasião esteve presente o Sr. Wilson Reis Filho, então presidente da Sociedade Espírita “Jesus de Nazaré”. O “Livro dos Espíritos”, obra básica da Doutrina Espírita foi escolhido para o estudo.
No início do grupo e por um bom tempo a reunião foi coordenada pelo Sr. Jânio e pela Sra. Leyza Paloschi de Oliveira.

Foi no dia 10 de fevereiro de 1989 que os participantes escolheram o nome de “Grupo de Estudos Espíritas Nosso Lar”. Neste mesmo ano, no dia 15 de abril foi realizada a primeira “Feira do Livro Espírita” na Praça Gabriel Evrard.

Em 19 de agosto o local da reunião transferiu-se para a residência da Sra. Leyza.
O grupo recebeu a visita do Sr. José Raul Teixeira, companheiro de ideal espírita da cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro e um dos maiores oradores espíritas, em 18 de janeiro de 1990, quando entre outros assuntos conversou-se sobre a criação de Centros Espíritas e sobre os trabalhos desenvolvidos nas Casas Espíritas.

No dia 12 de abril de 1991 foi proferida a primeira palestra pública sobre o Espiritismo em Fraiburgo pelo Sr. Wilson, realizada nas dependências da Câmara de Vereadores.
No dia 24 de abril de 1991 decidiu-se o início das aulas de Evangelização Infantil e em 12 de julho o local das reuniões foi transferido para a residência do casal Eleomar e Beatriz Santos da Rocha.

O apoio dos irmãos espíritas de Caçador foi muito importante para o grupo, pois todos os participantes eram praticamente leigos em assuntos relacionados ao Espiritismo.

Em 12 de agosto de 1992 passaram a integrar o grupo o casal Lorival e Elenir Krüger, vindos de Blumenau, que deram grande impulso aos estudos enquanto permaneceram em Fraiburgo.

Nos primeiros dias de setembro, formou-se uma comissão que visitou o casal Luiza e Luiz Borges Jr, solicitando um auxílio para a futura Instituição, os quais foram prontamente atendidos com a doação de um terreno que abrigaria a sede da Casa Espírita.

No dia 30 de setembro de 1992, reuniram-se em assembléia geral os integrantes do “Grupo de Estudos Espíritas Nosso Lar” para tratar da fundação de um Centro Espírita, entidade civil, sem fins lucrativos, de caráter religioso, com objetivo de estudo, prática e divulgação da Doutrina Espírita, nos moldes da codificação de Allan Kardec. Criou-se nesta ocasião o “Centro Espírita Nosso Lar” e eleita e empossada a primeira Diretoria.

A partir da fundação iniciaram-se os esforços para a construção de uma sede própria para melhor desempenho dos objetivos e metas traçadas.

Semanas após, através dos srs. Carlos Lenchoff e Ronaldo Medeiros, a Instituição recebe a doação de uma estrutura de concreto do sr. Renato Andrade Marinho, da cidade de Foz de Iguaçú-PR.

Em 09 de dezembro de 1993 foi realizada a primeira Macarronada.
Em 18 de julho de 1994 foi realizada a 2ª Feira do Livro Espírita.
Em 30 de setembro de 1994 foi eleita a Segunda Diretoria.

Em dezembro de 1994 o “CENL” novamente transferiu-se de local, agora para o “Mini-Shopping- sala 6, na rua João Marques Vieira.

Com a colaboração finaceira dos sócios, doações de simpatizantes e lucro de promoções desenvolvidas pelos seus integrantes conseguiu-se alcançar a tão desejada construção da sede (1ª fase).

Em 28 de junho de 1995 inaugurou-se a sede própria localizada na rua Irmãos Schenatto, s/nº – Bairro das Nações, Fraiburgo – SC, com a palestra inaugural proferida pela sra. Leyza Paloschi de Oliveira.

Em dezembro de 1999 foi realizada a 1ª Noite de Arte Espírita.
O Centro Espírita Nosso Lar foi declarado Entidade de Utilidade Pública Municipal na noite de 07 de junho de 2000, em reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Fraiburgo.
Em 16 de dezembro de 2000 realizou-se a 2ª Noite de Arte Espírita e em 01 de dezembro de 2001 a 3ª Noite (de Arte Espírita).

Em 30 de agosto de 2006 foi inaugurado a segunda fase da construção, com a palestra proferida pelo sr. Gérson Luiz Tavares, na época presidente da Federação Espírita Catarinense.

Foi no ano de 2007 que a evangelização infanto-juvenil, que até então era realizada aos sábados à tarde, foi transferida para as noites de quartas-feiras, o que fez com que a presença dos pais fosse ainda mais acentuada e isso foi um marco muito positivo na história da Casa.

No dia 15 de agosto de 2007 realizou-se a 25ª Feira do Livro Espírita e em 12 de dezembro do mesmo ano foi aprovado o 1º Regimento Interno.

Fraiburgo sediou em 03 de outubro de 2009 a Comissão Regional Espírita Centro-Norte nas dependências do Colégio Carlos Drumond de Andrade.

Em 2011 foi realizado o Concurso do Logotipo da Casa, onde participaram candidatos do Brasil inteiro, mas foi o fraiburguense Rafael Schweitzer o vencedor, que nos brindou com um grande trabalho escolhido pela comissão julgadora.

Em 28 e 29 de junho de 2013 realizou-se no Centro de Eventos, o Encontro Macro Regional com o Tema Programa de Qualidade na Prática Mediúnica, com a palestrante Sandra Della Pola.

Em maio de 2014 foi lançada a primeira edição do Informativo Minutos de Luz e também uma atividade intitulada Evangelho em Casa, para trabalhadores espíritas.

Em setembro de 2014 aconteceu o Encontro Macro Regional e Comissão Regional Norte no Colégio das Nações.

Em 2016 o Projeto Acolher foi desenvolvido pela primeira vez, sendo os pais o público alvo deste trabalho.

Em outubro de 2016, a Diretoria concedeu o título de Sócio Benemérito ao sr. Luiz Borges Jr (in memorium).

Em fevereiro de 2017 inicia-se grupo de jovens aos sábados.

Em abril deste ano foi aprovado pela Diretoria o projeto de nova ampliação do espaço físico da Casa.

Em maio de 2017 aconteceu a participação da Casa na EXPOACIAF 2017, com um stand de livros espíritas.

Sabedores da importância do Espiritismo na Terra como Consolador Prometido, os trabalhadores espíritas dedicaram-se a manter e implementar as atividades doutrinárias evangélicas que vão sendo ampliadas conforme as necessidades.

No dia 30 de setembro de 2017, nas dependências da SITRAIPEL, foi realizada a confraternização de aniversário de 25 anos. Além de exposição fotográfica, apresentações artísticas e homenagens às sras. Leyza e Beatriz, foi servido um gostoso café colonial aos presentes.

Em 28 de outubro de 2017, Fraiburgo sediou a reunião do Conselho Federativo Estadual, nas dependências do SENAI, onde todas as lideranças do Movimento Espírita Catarinense estiveram presentes.

Hoje as atividades desenvolvidas são:

Terças-feiras: Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita (14:00h)

Quartas-feiras: Exposição doutrinária pública, passe, atendimento fraterno, Evangelização Pré-Juvenil (1 turma) e Evangelização Infantil (3 turmas) (20:00 h)

Segundas, Terças, Quintas-feiras e Sábados: Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita e Espiritismo em Poucas Palavras (20:00h e 14:00h) (6 Grupos)

Sábados: Evangelização de Jovens (1 turma) (17:00h)

Fraiburgo (SC), 30 de setembro de 2017