Bezerra de Menezes

Conhecido como o Médico dos Pobres, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, filho de Antônio Bezerra de Menezes, tenente-coronel da Guarda Nacional, e Fabiana de Jesus Maria Bezerra, nasceu em 29 de agosto de 1831, na antiga freguesia do Riacho do Sangue, hoje Jaguaretama, no interior do Estado do Ceará.

Entrou para a escola em 1838 e, em apenas dez meses, desenvolveu a leitura, a escrita e solução das contas matemáticas, em uma escola pública da Vila do Frade. Foi criado dentro dos princípios religiosos do Catolicismo e, também, da disciplina militar. Aos 11 anos, morando com a família em Serra do Martins, RN, ingressou no Curso de Humanidades.

Partiu do Ceará rumo à capital do Império (Rio de Janeiro), pois o objetivo que tinha era seguir sua vocação maior: a Medicina. Ali, encontrou a grande oportunidade de praticar sua generosidade, formando-se em 1856, pela antiga Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Recebeu, um ano depois, a posição de membro-titular da Academia Imperial de Medicina.

Sua carreira profissional sempre foi pautada pelo mais elevado ideal. Usava os conhecimentos adquiridos na faculdade e os dons concedidos por Deus a ele como um meio de auxiliar a todos, mesmo aqueles que não tinham os recursos financeiros para uma consulta médica, levando aos aflitos, não apenas o amparo médico, mas também uma palavra de Bondade e Esperança.

De todas as obras realizadas, aquela em que mais se destacou foi a do trabalho constante em prol da população mais carente, sendo apelidado carinhosamente por ela de “O Médico dos Pobres”. Em 1887, tornou-se presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB).

Estudou e traduziu obras de Allan Kardec e continuou a doutrinar através de seus artigos jornalísticos no O Paiz até o fim de 1893.  Foi convidado em 1895 a reassumir a presidência da FEB, função que exerceu até à data de seu falecimento.

Bezerra de Menezes desencarnou em 11 de Abril de 1900.

Mais que um adepto, Bezerra de Menezes foi um defensor e um divulgador da Doutrina Espírita.

Fonte:
https://www.religiaodedeus.org/pt/noticias/dr-bezerra-de-menezes-uma-vida-dedicada-ao-bem

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Adolfo-Bezerra-de-Menezes.pdf

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *